Olá pessoal na aula presencial elaboramos a seguinte situação de aprendizagem com o texto" Avestruz".
Situação de aprendizagem texto “Avestruz” – Mário Prata/ Público alvo- 8° série.
1) Ativação de conhecimento
- Levar os alunos para sala de leitura ou biblioteca, selecionar livros com animais exóticos e propor nesse primeiro momento uma roda de conversa, para induzi-los ao novo e ao diferente.
- Roda de leitura do texto “Avestruz” e um pequeno debate com perguntas a respeito das características que estão presentes no texto.
2) Localização de informação
- Atividades que levem o aluno retomar a leitura:
- Quanto tempo pode viver?
- A qual o animal o avestruz e comparado no texto? Por quê?
3) Inferência global
- Comparar o avestruz a outros animais.
- Qual outra ave pode-se ter como animal de estimação?
Inferência local
- Qual é o nome cientifico do avestruz?
4) Recuperação de contexto
- Retire do texto trechos que mostre o tipo de narrador e foco narrativo.
- Escreva um diálogo entre o menino e a mãe, em que ele pede o avestruz.
5) Intertextualidade
- Levar os alunos a sala de vídeo para assistir em “Os pinguins do papai” ou “Dr.Dolittle”. A modo que relacionem o filme com o texto.
Interdiscursividade
- Produção textual
- Faça uma descrição textual de como seria uma casa ideal para criar um avestruz.
6) Percepção de outras linguagens
- Desenhe o avestruz de acordo com a descrição do texto.
- Em grupo, crie uma tirinha usando o tema do avestruz dentro de casa.
Elaborado por: Geisa Barbosa de Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário